A regra dos 5 R é uma recomendação de estilo de vida ecológico, popularizada por Béa Johnson, com o objetivo de minimizar o impacto dos resíduos humanos. Os cinco pontos desse estilo de vida são: recusar todos os produtos de uso único e favorecer compras sem desperdício.
Reciclar
A preocupação com o meio ambiente é um tema que vem ganhando popularidade no mundo todo. A cada ano, com o aumento constante da produção industrial e do consumo, fica cada vez mais evidente a necessidade da reciclagem do lixo produzido.
Descartar os resíduos corretamente contribui para uma vida melhor para todos e para o futuro das próximas gerações.
Ser responsável pelo seu lixo ajuda a preservar a natureza, o ar que respiramos, evita a contaminação de rios e solos, além de gerar renda e alimentar milhares de famílias que sobrevivem da venda do que é desprezado pelas pessoas.
E como fazer isso se tornar um hábito? Informe-se! Entenda o que pode ou não ser reciclado e quais são os diferentes tipos de resíduos. Estude as maneiras corretas de descartar cada um.Sempre separe o lixo em dois: orgânico e reciclável.
Repensar
Pare e reflita: dos itens que constavam na sua última lista de compras, quais deles você realmente precisava? Repensar a forma de consumo e a maneira como enxergamos a questão do descarte do lixo é o primeiro passo para um compromisso com a preservação ambiental. É preciso ter a consciência de que o lixo que você produz e descarta é, primeiramente, um problema seu, e, posteriormente, dos órgãos públicos. Assuma sua responsabilidade.
Incentivar a população através de políticas públicas de educação ambiental é primordial para que todos se conscientizem de que nossas atitudes refletem na sustentabilidade do planeta.
Prefira copos de vidro ou reutilizáveis ao invés do descartável. Separe o lixo para facilitar a reciclagem. Se informe sobre o horário correto em que os caminhões da coleta seletiva passam na sua residência. Faça sua parte!
Recusar
Pequenas atitudes podem colaborar de forma decisiva para melhorar a maneira que lidamos com o lixo. Repensar a forma de lidar com os recursos que estão à nossa disposição é nosso dever.
E muitas vezes a melhor saída é dizer NÃO. Nem sempre aquilo que parece proporcionar maior conforto individual, na verdade, é realmente necessário. Cada produto merece passar por nova avaliação de sua utilidade, de seu benefício imediato e ambiental.
Precisamos nos livrar de velhos hábitos e, mesmo que eles tenham baixo custo financeiro,refletir sobre suas reais necessidades e o impacto que causam no nosso meio. Recusar também é uma atitude cidadã.
Reutilizar
Muito se discute a respeito do reaproveitamento de materiais recicláveis como uma contribuição para a preservação do meio ambiente. A opinião dos especialistas costuma ser bem divergente a respeito do tema. Uns acreditam que é melhor reaproveitar do que jogar no lixo.
Outros afirmam que um material, quando é reutilizado para uma outra função, perde suas características originais e, portanto, fica com a possibilidade de reciclagem comprometida. O fato é que reutilizar um produto mais de uma vez, independentemente de sua função inicial,pode contribuir muito para a diminuição da exploração de uma nova matéria prima que resultará na produção de um outro produto.
Então, por que não reutilizar? O artesanato de materiais recicláveis tem crescido. Garrafas pet,por exemplo, viram vasos e até mesmo paredes para a construção de casas. Mas existem outras formas de reutilização. A água é o principal exemplo da importância desse tipo de ação.E por onde começar?
Reaproveite a água da máquina de lavar roupas, por exemplo, para dar descarga, lavar o quintal da sua casa ou o carro da família. A escassez de água cresce a cada ano e o reuso é fundamental para evitar que esse recurso acabe em um curto espaço de tempo. Água é vida!
Reduzir
Quando você, por exemplo, vai à uma loja comprar um presente. Fique atento se o produto escolhido é produzido e vem da fábrica em uma embalagem ambientalmente responsável, que reduz ou anula os danos ambientais.
Verifique se a loja embala a compra em outro papel, coloca fita adesiva, acrescenta um lindo laço e finaliza o presente dentro de uma sacola para você levar para casa com todo o conforto.Essa é uma cena rotineira e nem percebemos a quantidade de lixo gerado em uma simples compra.
E quando seu amigo abrir todos esses pacotes para ver o que ganhou de presente, qual será o destino final de tudo isso? Certamente você já sabe a resposta. Vai tudo para o lixo. Portanto,reduzir o volume de lixo descartado pode ser o primeiro passo para uma mudança importante.
O consumo consciente é um aliado fundamental para a preservação do meio ambiente. Avalie e veja que é possível promover mudanças. Quer ver? Dispense a sacolinha plástica no supermercado, na padaria e no sacolão. Leve a sua retornável.
O computador quebrou? Chame um técnico para consertar. É mais barato. O micro-ondas não está funcionando muito bem? Arrume! Não compre um novo! Aumentar a vida útil dos itens que temos em casa, além de ser mais econômico, é ambientalmente responsável.
Se mesmo assim você não quiser mais esses produtos, doe. Tem muita gente que vai querer.Pequenas atitudes podem reduzir o desperdício. Só depende de você. Tente. Vai te fazer um bem enorme!